Carta Aberta

Prezados leitores, Viemos por meio desta carta aberta compartilhar com todos vocês fatos já conhecidos e outros não tão conhecidos ocorridos até o momento. Iremos tratar de assuntos tristes, mas também de assuntos com boas prospecções para um futuro melhor. Esperamos poder contar com a compreensão de todos, pois este ano não foi dos melhores para a Red Dragon, como já devem saber. Na verdade, foi mesmo muito, mas muito ruim. Como anunciado no final de 2020, decidimos deixar de utilizar plataformas de financiamento coletivo para nossas pré-vendas e passar a realizá-las diretamente em nosso site a partir deste ano de 2021, essa medida teve início com as pré-vendas de Lilith vol 3, O Despertar de Cthulhu, O Sangue dos Mortais e outros títulos. Havia grande expectativa frente aos planos e possibilidade para este ano, como o crescimento da editora, novos lançamentos, continuação da publicação dos títulos que já estavam em andamento, etc. Mas, infelizmente, recebemos uma rasteira devastadora quando, ainda em março, nosso editor, Alex Magnos, contraiu Covid, a despeito de todos os cuidados que vinha tomando desde o início da pandemia. Esse evento triste nos deixou a todos em pânico, pois embora, hoje, haja outras pessoas cuidando de alguns aspectos logísticos da Red Dragon, o Alex Magnos é o coração e o rosto da editora. Nosso editor e amigo querido, a quem temos um grande prazer em auxiliar no que nos é possível, passou por um período terrível que, sinceramente, chegamos a pensar que ele não retornaria para nós. Mas, felizmente, depois de quase três meses em hospital (entre UTI e enfermarias), Deus e a Ciência Médica nos agraciaram permitindo o retorno de nosso estimado amigo e editor para casa. Ainda assim, nosso querido amigo continua sua luta contra as muitas e terríveis sequelas que ficaram devido à Covid.


Todos nós que estamos aqui, hoje, nos bastidores da Red Dragon, tentando manter vivo da melhor forma possível esse sonho do nosso estimado amigo, estamos torcendo e enviando nosso pensamento, nossa energia a ele, para sua recuperação total o quanto antes, e acreditamos que nosso amigo vai conseguir obter mais essa conquista, pois nós que o conhecemos pessoalmente sabemos o quão forte é seu coração e o quão forte é sua determinação e força de vontade, apesar de toda a difícil luta que ele vem enfrentando desde março deste ano. Mas acreditamos em sua recuperação e em seu retorno à Red Dragon e ao projeto que tanto ama! Gostaríamos também de registrar publicamente nosso agradecimento a todos os leitores que vêm demonstrando uma imensurável compreensão, paciência, desprendimento, abnegação e amizade neste momento difícil. Sempre seremos gratos!

Como todos já sabem, com o problema de saúde do nosso editor, as pré-vendas de fevereiro foram prolongadas até agosto, e os planos traçados para novas pré-vendas e estreias de novos materiais programados para este ano foram forçados à estagnação. As pré-vendas de Lilith vol 3, O Sangue dos Mortais, O Despertar de Cthulhu, etc, precisaram ser estendidas por ocasião do afastamento do Alex que é o tradutor de todo o material italiano licenciado pela Red Dragon, desde os títulos Bonelli aos da Leviathan Labs como O Rei Bárbaro e outros. Depois de voltar para casa em junho, nosso querido amigo voltou às traduções desses títulos, embora lentamente devido a seu tratamento. Mas com sua determinação ele conseguiu concluir seu trabalho que estava pendente, conseguimos finalizar as edições, enviar para a gráfica e encerrar as pré-vendas. Mas as águas estavam longe de se acalmarem para nossa casa. Recebemos as impressões de Lilith 3, Cthulhu e Sangue e os envios foram iniciados. Mas com os primeiros leitores recebendo Lilith, nos foi avisado que a edição estava com uma diferença na altura em relação às edições anteriores. No primeiro momento, pensamos que tal problema havia ocorrido com apenas algumas unidades, mas depois constatamos que o ocorrido abraçava toda a extensão da tiragem. Mais um golpe! Pois essa não foi a primeira vez que recebemos um trabalho realizado por uma gráfica que não atendia a todos os requisitos. Ironicamente, ano passado, perdemos uma tiragem inteira de Lilith vol 1 que foi impressa com o sentido de leitura inversa (sentido oriental de leitura / mangá) e no início deste ano, tivemos outra impressão de Lilith danificada por falta de cuidados da gráfica. Em resumo, a gráfica (localizada no sudeste) que imprimiu a primeira tiragem de Lilith vol 3 não aceitou coletar a tiragem para corrigir o erro e então nos devolver corrigida, por esse motivo fomos obrigados a recorrer a outra gráfica para solução do problema. Essa foi a principal razão pela segunda demora na entrega, mas felizmente já estamos no processo de retornar com os envios de Lilith vol 3, O Sangue dos Mortais e O Despertar de Cthulhu.


Quanto aos outros títulos que tiveram ou ainda continuam em pré-venda, a situação é a seguinte:

- Conseguimos entregar o livro A Filosofia em Conan.

- Camulus já está na impressão e já devemos iniciar os envios ainda em dezembro.