• Marcelo Gaudio

Mestre do horror H.P Lovecraft

Atualizado: Mar 24

Dentre os títulos que estão com a pré-venda aberta na loja da Red Dragon temos O Despertar de Cthulhu. História que foi originalmente publicada na edição 21 da série Storie da Altrove - uma espécie de realidade paralela da Sergio Bonelli Editore ligada à Martin Mystère.) Nela encontraremos uma narrativa que mistura o humor de Jerome K. com o horror cósmico de H. P. Lovecraft. Neste artigo em duas partes eu desafio o leitor, você sabe quem foi H.P.Lovecraft?


A literatura de horror e fantasia sempre foi deixada em segundo plano na literatura, e consequentemente no cinema. Mas o exercício narrativo de criar o medo diz muito da época de cada escrito, e assim pode ser encarado com um importante objeto de análise. Desta forma acho interessante dividir o horror em algumas subcategorias, podendo ele ser de origem sobrenatural, cotidiana ou científica. H.P Lovecraft, autor o qual quero dissertar, encaixa-se numa mescla do científico com o sobrenatural, seus deuses antigos têm forte carga sobrenatural, mas a forma como são apresentamos ocorre sempre na tentativa de explicá-los da forma mais racional possível, e a busca da racionalidade que vai perturbar o protagonista é o leitor.



É interessante como esse medo é muitas vezes associado a tentativa do Homem de substituir Deus, e assim a ciência se torna uma temática recorrente onde, dependendo da época, pode tomar o lugar de deus ou da perdição. Essa característica pode ser observada em diversos autores, em Mary Shelley, por exemplo, temos o médico Frankenstein fazendo experiências com cadáveres até criar vida a partir da matéria morta, e isso traz como consequência mais mortes que satisfação.


Alan Poe, no final do século XIX, produziu uma grande variedade de textos onde trabalha com o cotidiano a partir de uma lente opaca onde nunca sabemos os limites da realidade e da fantasia. Lovecraft, por sua vez, filho da aristocracia decadente americana do início do século XX, se torna um recluso escritor de literatura pulp que cria em seus contos um dos cenários mais aterradores da ficção e vai servir de influência para as gerações seguintes.


E então chegamos a H.P.Lovecraft, o autor nasceu em Rhode Island em 1890 e desde cedo apresentou interesse pelas artes e ciências. Perdeu o pai logo cedo teve de passar anos, entre 1893 e 1898, em um hospital na cidade de Providence devido um colapso nervoso. Desde então fora criado por uma mãe superprotetora isolado do mundo, em uma casa com mais duas tias e o avô até 1904. Neste mesmo ano Lovecraft perdeu o avô que trazia sustento à família que teve um sinal vermelho econômico acesso e passou a frequentar a Hope Street High School. Em 1908, um surto nervoso o fez abandonar tudo e voltar ao isolamento do qual só sairia em 1913 quando começou a escrever para a seção de cartas da revista pulp que acompanhava. Foi a partir das cartas da revista Argosy que Lovecraft começou a escrever profissionalmente.


H.P.Lovecraft já escrevia contos desde sua infância, no entanto nada dessa época pode ser lido, pois toda sua produção foi destruída pelo próprio autor. Foi também na infância que ele criou um dos personagens mais importantes da mitologia que viria a explorar na vida adulta. Quando criança, inspirado nas fabulas dos irmãos Grimm e em Mil e Uma Noites, ele criou o árabe Abdul Alhazred que mais tarde se tornaria o autor do temível tomo Necronomicon. A partir de então passou a produzir uma série de contos fantásticos de horror que aos poucos foi se tornando mais embasados em explicações científicas.



Seus contos acompanham uma estrutura com pouca variação, sempre relatos de alguém que teve contato com o impossível. Foram escritas diversas histórias que, embora não apresentem continuidade, possuem certa coesão, de forma a serem considerados todos dentro do mesmo universo (na realidade isso ocorreu após a sua morte graças a amigos de ficção). Basicamente esse medo de um grande mal antigo e poderoso, nada mais é que uma metáfora da impotência que a humanidade tem contra as forças da natureza, é o mais puro medo do avassalador desconhecido.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
RD footer.png
© 2021 RED DRAGON PUBLISHER

All rights reserved. Red Dragon Books® and Red Dragon Comics® are copyrighted & trademarked by Red Dragon Publisher™. 

Developed and held by Red Dragon Media™

​SIGA-NOS

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram
  • YouTube

FALE CONOSCO: